terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trilha Sonora: The Social Network (A Rede Social)

Como já falei por aqui em outros carnavais sou apaixonado por cinema. Falei também que para um trabalho tomar lugar de destaque no meu hall de filmes preferidos ele precisa ter uma trilha sonora marcante, entenda por aí coisas que vão desde efeitos sonoros até canções a serem escolhidas, afinal o primeiro passo para ganhar sua atenção em um filme é um bom trabalho com a trilha sonora. Há um tempo ouvi falar do filme 'A Rede Social' - The Social Network, título originall - filme produzido e dirigido pelo aclamado David Fincher (Seven, Clube da Luta, Curioso Caso de Benjamin Button) e contará como o Mark Zuckenberg deixou de ser um controverso aluno de Harward para criar o Facebook e, acidentalmente, tornar-se o mais jovem bilionário da história da humanidade. Interpretado por Jesse Eisenberg (A Lula e a Baleia, Férias Frustradas de Verão, A Vila) o filme é uma adaptação ao livro 'Bilionários acidentais' e explica como ele e o brasileiro Eduardo Saverin (Andriew Garfield, again, Yey!) viveram entre fraternidades, festas, traições até a ideia de criar um site exclusivo para estudantes de Harward que culminaria no site de relacionamentos mais popular do mundo. Basicamente talvez baixasse esse filme da internet e assistisse casualmente, porém vi este trailer na última vez que fui ao cinema e ele me ganhou imediatamente. Assistam 

Incrível, não? Mesmo se você não souber inglês provavelmente ficará arrepiado exclusivamente pela trilha sonora, não por ser apenas a belíssima 'Creep' do Radiohead, mas sim pela forma que a música é executada. Voltei pra casa com esse trailer na cabeça e a primeira coisa que fiz foi pesquisar quem eram os executores de 'Creep' e descobri o surpreendente 'Scala e Kolacny Brother's'. 
O grupo é formado pelo maestro Stijn Kolacny, regente do coro belga 'Scala', formado apenas por garotas, e acompanhado pelo irmão Steven Kolancny no piano, ganharam notoriedade após vencer um concurso de corais na Bélgica, sendo então eleito o melhor coral daquele país. Até aqui tudo bem, normalmente o grupo é um coral como todos os outros que vive e executa músicas eruditas dos mais diversos compositores, mas o que chama atenção no grupo é o trabalho intitulado 'On the Rocks', onde eles fazem arranjos e adaptam conhecidas músicas do rock mundial e as transformam em versões maravilhosas apenas com um piano e um coral de garotas. Com turnês por toda Europa o grupo executa com maestria versões de músicas das mais diversas do cenário do rock mundial, incluindo nessa lista Muse, Nirvana, Garbage, Placebo, The Police, Travis, Depeche Mode, MIA, Kings of Leon, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Alanis Morissette, Björk, Marylin Manson, Foo Fighers, U2, Lou Reed, Oasis, Nine Inch Nails, Rammstein, Mano Chao, Kaiser Chiefs, Coldplay, Kraftwerk, The Cure, Radiohead... Preciso falar algo mais?

Por questões técnicas (o 'On the Rocks' e os diversos outros trabalhos de adaptações são dificílimos de se encontrar na internet, no máximo se encontra uma ou outra música solta) a coluna hoje se reserva no direito de postar vídeos deles com as versões de algumas das mais famosas músicas interpretadas (alguns vídeos somente com áudio, outros com áudio e vídeo), então relaxe no seu sofá, na cama, na rede, dê o play no Youtube e se surpreenda a relaxar ouvindo de 'Smells Like Teen Spirit' a 'The Bitter End': 
Enjoy 'Friday I'm in Love' do The Cure

Bacio.

No Cinema: Never Let Me Go

Never Let Me Go (Não me abandone jamais) é um filme de ficção científica, drama, thriller, baseado no livro/romance de mesmo titulo escrito por Kazuo Ishiguro. É dirigido por Mark Romanek e estrelas do Academy Award Nominees Keira Knightley e Carey Mulligan , juntamente com a ganhadora do Golden Globe, Sally Hawkins. 

Sinopse: O filme conta a história de uma mulher que, como ela reflete sobre seus anos em uma escola particular, se reúne com seus dois amigos para enfrentar os segredos enterrados no seu passado comum. Sem nenhum contato ou conhecimento do mundo exterior durante seus anos na escola, eles descobrem que são clones, nascidos e criados com o único propósito de fornecer órgãos para transplantes.

O longa ainda não tem data de estréia aqui no Brasil. O filme não só tem sido bastante elogiado após a sua exibição no Festival de Toronto como foi escolhido para abrir o Festival de Londres no próximo mês. No elenco estão Carey Mulligan, indicada ao Oscar ano passado por Educação, Keira Knightley (Desejo e Reparação), e Andrew Garfield (The Social Network). Creio que seja uma ótima oportunidade de mais uma vez experimentar o fantástico trabalho das atrizes galesas Keira Knightley e Carey Mulligan e do novato (norte-americano erradicado na Inglaterra) Andrey Garfield, antes dele ser massacrado pela ambiciosa Hollywood como o novo Homem Aranha.

Depois escrevo um post sobre o Andrew Garfield. Me apaixonei por ele quando assisti The Social Network . Vamos cruzar os dedos para que Hollywood não destrua seu sucesso em ascensão.

Para que quiser conferir o trailer de Never Let Me Go